Extrapolação na leitura

Autor: Ana Elisa Ribeiro

Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG / Departamento de Linguagem e Tecnologia

Popularmente, extrapolar significa “ir além”, ultrapassar os limites, exceder. Em leitura, a extrapolação é considerada um problema, uma questão a ser melhorada na formação leitora. A leitura de um texto demanda atualizações, conexões, inferências, percepções e inter-relações, mobilizando uma série de habilidades que o indivíduo desenvolve ao longo de sua for ...

Verbetes associados: Compreensão leitora, Decodificação, Gêneros e tipos textuais, Inferência na leitura, Informação explícita no texto, Informação implícita no texto, Leitor proficiente, Leitura

Fluência de leitura

Autor: Ana Elisa Ribeiro

Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG / Departamento de Linguagem e Tecnologia

A fluência pode ser entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em relação ao texto. Envolve questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor, isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a leitura seja fluente. Do ponto de vista do leitor, é fundamental que ele tenha desenvolvid ...

Verbetes associados: Alfabetização funcional, Compreensão leitora, Decodificação, Legibilidade em textos impressos para crianças, Leitura , Letramento