Enunciação literária

Autor: Ivete Lara Camargos Walty

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC Minas

Quando alguém "pega a palavra", implícita ou explicitamente dizendo “eu”, coloca imediatamente em cena outro alguém que, como seu interlocutor, o ouve ou irá lê-lo. Essa cena, que se repete recorrentemente em qualquer sociedade, com a utilização de qualquer língua, constitui a enunciação. É pela enunciação que a língua é posta em ação e, por isso mesmo, esta ...

Verbetes associados: Discurso, Efeitos de sentido, Enunciação / enunciado, Gêneros do discurso, Intertextualidade, Leitura literária,

Leitor proficiente

Autor: Maria Aparecida da Mata

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC Minas

A leitura é a prática letrada mais frequente em nossa vida social. Lemos textos de diferentes gêneros, em diferentes situações de interação linguística: placas diversas, rótulos variados, avisos, notícias, poemas e muitos outros. Portanto, formar leitores proficientes deve ser o foco do Ensino Fundamental. Leitor proficiente é aquele que não só decodifica as palavras que compõem o texto ...

Verbetes associados: Conhecimentos prévios na leitura, Decodificação, Fluência de leitura, Gêneros e tipos textuais, Informação implícita no texto, Interpretação de leitura, Práticas de leitura

Retextualização

Autor: Maria Flor de Maio Barbosa Benfica

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC Minas

Denomina-se retextualização o processo de produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base. Em eventos linguísticos rotineiros, a atividade de retextualização é exercida para atender aos mais diversos propósitos comunicativos: uma secretária que anota informações orais do chefe para redigir uma carta, uma pessoa contando a outra o que leu em jornais e/ou revistas, alunos que fazem an ...

Verbetes associados: Condições de produção do texto, Gêneros literários para crianças, Interdiscursividade, Intertextualidade, Reescrita, Sequências textuais, Situação comunicativa, Textos multimodais, Produção de textos