Alfabetização funcional

Autor: Claudia Lemos Vóvio

Instituição: Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP / Departamento de Educação, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

A alfabetização funcional diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita para fins específicos, para a realização de tarefas cotidianas, do âmbito profissional e da convivência comunitária. A qualificação funcional atribui à alfabetização um caráter instrumental – assim, o ensino da leitura e da escrita vincula-se ao desenvolvimento de certas capacidades relac ...

Verbetes associados: Alfabetização, Alfabetização de jovens e adultos, Analfabetismo, Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, Letramento, Proposta de Paulo Freire para a alfabetização

Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional

Autor: Claudia Lemos Vóvio

Instituição: Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP / Departamento de Educação, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência

O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) é uma iniciativa de medição do alfabetismo da população brasileira, criado e implementado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, e seus resultados são publicados anualmente. Tem como objetivos a oferta de informações qualificadas sobre as habilidades de leitura, escrita, cálculo numérico e resolução de problem ...

Verbetes associados: Alfabetização, Alfabetização de jovens e adultos, Alfabetização funcional, Analfabetismo, Escala de proficiência, Letramento, Numeramento