15ª ANPEd Sudeste promove Sessão de Homenagem à Magda Soares na FaE-UFMG

A mesa foi coordenada pela professora do Ceale Francisca Maciel e contou com participação de resenhistas da Education Review

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2022, 12:17:00

Nesta sexta-feira (02), a 15¬™ Reuni√£o Regional ANPED Sudeste promoveu a Sess√£o de Homenagem da revista Education Review √† professora Magda Soares, pela obra ‚ÄúLinguagem e escola: uma perspectiva social‚ÄĚ. O evento teve in√≠cio √†s 9h no audit√≥rio Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, e ocorreu em formato h√≠brido semipresencial.

A homenagem foi coordenada pela professora da FaE-UFMG e pesquisadora do Ceale Francisca Maciel e contou com a participa√ß√£o de Geovana¬†Lunardi, presidente da ANPEd, a qual se manifestou em nome da diretoria da Associa√ß√£o. ‚Äú√Č muito emblem√°tico que nesse ano n√≥s possamos encerrar esse conjunto de homenagens com a professora Magda Soares, considerando tudo o que ela representa para o campo da educa√ß√£o brasileira e com toda a for√ßa e pot√™ncia do seu trabalho‚ÄĚ, disse Geovana.

Em seguida, as professoras e resenhistas da revista Education Review Cec√≠lia Maria Goulart (UFF) e Maria do Socorro Alencar (UFSJ) proferiram suas resenhas em homenagem ao livro ‚ÄúLinguagem e escola‚ÄĚ, de Magda Soares. A professora Cec√≠lia iniciou as leituras, apontando a import√Ęncia da obra para a compreens√£o do problema do ensino da l√≠ngua portuguesa aos alunos provenientes das camadas populares.

Logo ap√≥s, a professora Maria do Socorro evidenciou o quanto a obra de Magda Soares a instigou a repensar sua pr√°tica. ‚ÄúFoi sob a perspectiva social apontada por Magda Soares, que comecei a perceber que alfabetizar era muito mais do que dominar as t√©cnicas de um determinado m√©todo que eu havia aprendido no curso de pedagogia‚ÄĚ, pontuou a professora.

O evento finalizou a homenagem com uma retrospectiva da trajetória acadêmica de Magda Soares, realizada pela professora Francisca Maciel.

Assista aqui à sessão.