Alfabetização e tecnologias digitais

Confira série de quatro vídeos resultantes de pesquisa de integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED)


     

Geral • Sexta-feira, 29 de Junho de 2018, 14:38:00

 

Entre 2013 e 2015, as professoras da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG Isabel Frade e Mônica Araújo, a doutora em Educação pela UFMG Julianna Glória e a bolsista de extensão Joice Guimarães, estudante de Pedagogia na UFMG na época, foram à sala de aula da professora Fátima Cafiero, na Escola Municipal José Madureira Horta, em Belo Horizonte, para experimentar e investigar o potencial das tecnologias digitais para o trabalho da alfabetização.

Durante o período, foram realizados atividades e jogos com alunos e alunas do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, na sala de informática, todos planejados pelas pesquisadoras junto com a professora.

A partir das gravações captadas em vídeo das atividades na sala de informática, entrevistamos as integrantes da pesquisa e produzimos uma série de quatro vídeos, em que Isabel, Mônica, Julianna, Fátima e Joice contam o desenrolar dos estudos e refletem sobre o que realizaram em sala.

Os vídeos foram produzidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED) e pelo Ceale. As professoras Isabel Frade e Mônica Araújo integram o NEPCED, que é sediado no Ceale.

 

Confira a série de vídeos "Ensino de leitura e escrita com tecnologias digitais" em nosso canal de Youtube: