Ceale Debate de abril discute desafios e possibilidades de trabalho com alunos autistas na escola

Evento ocorre no dia 23 de abril, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece • Quinta-feira, 04 de Abril de 2019, 15:35:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de abril, que abordará o tema "O aluno com autismo na escola". A convidada é a professora da Faculdade de Educação da UFMG Adriana Borges. O evento ocorre no dia 23 de abril (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

O tema

A palestra do Ceale Debate de abril apresentará uma discussão sobre os desafios e as possibilidades de trabalho com alunos autistas na escola comum. O termo "espectro" aponta para a complexidades destes sujeitos, crianças com características muito diferentes umas das outras. Pretende-se, com o debate, discutir os desafios da escolarização dos alunos, mas apresentar também as possibilidades de atuação do professor. O processo de ensino-aprendizagem destes alunos requer o conhecimento das peculiaridades do modo de funcionamento dessas crianças. Por isso, temas como a linguagem, o comportamento, as dificuldades sensoriais serão abordadas na palestra, além dos aspectos relacionados aos modos de aprender.

Segundo a professora, o diagnóstico de autismo tem sido realizado cada vez mais cedo e o número de casos tem aumentado em todos os países. “Em pouco tempo, todos os professores terão tido em sua sala de aula, pelo menos um aluno com autismo. A palestra irá destacar a importância dos professores conhecerem mais sobre o TEA e ocorrerá exatamente no mês de conscientização do autismo”, chama atenção Adriana.

A palestrante

Adriana Araújo Pereira Borges é professora de Políticas Púbicas de Educação Inclusiva e professora da pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na Faculdade de Educação (FaE/UFMG) da UFMG. Possui graduação em Psicologia (UFJF), especialização em Filosofia (UFOP), Mestrado em Psicologia (PUC-MG) e Doutorado em Educação (UFMG). É líder do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LaPPEEI/FaE/UFMG) e membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos (MG) e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro.

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:
http://bit.ly/cealedebate23-04-19. O número de vagas é limitado.

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com