Ceale Debate de maio discute sobre o erro ortográfico no aprendizado da escrita

Live ocorrerá no dia 30, terça-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube

Acontece • Quarta-feira, 24 de Maio de 2023, 11:04:00

No dia 30 de maio, às 19h, o Ceale Debate recebe a professora Ana Ruth Miranda, da Universidade Federal de Pelotas, para discutirmos sobre os erros ortográficos na escrita inicial e suas motivações.

Assista no link:

O tema

No Ceale Debate de maio, recebemos a professora Ana Ruth Miranda, da Universidade Federal de Pelotas, para compartilhar conosco estudos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE). Esses estudos tomam o erro como base de suas investigações e procuram, a partir de uma análise linguística, interpretá-lo como fonte capaz de revelar as hipóteses das crianças em fase de desenvolvimento de suas escritas alfabético-ortográficas. A compreensão sobre a natureza dos erros tem-se mostrado um elemento capaz de oferecer suporte a professoras(es) e pesquisadoras(es) para a interpretação das produções das crianças e para a definição de práticas pedagógicas que favoreçam os processos de aprendizagem ortográfica.

A palestrante

Ana Ruth Moresco Miranda é graduada em Letras pela Universidade Federal de Pelotas, mestre e doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Pelotas e coordenadora do GEALE (Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita) e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras.

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informações: cealedebate@gmail.com