Ceale Debate de maio discutirá a Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular

Evento ocorre no dia 23 de maio, às 19h30, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece • Segunda-feira, 07 de Maio de 2018, 15:17:00

Estão abertas as inscrições para o Ceale Debate de maio, que abordará o tema "A Base Nacional Comum Curricular: concepções, organização e desafios para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental". A convidada é a pesquisadora e ex-diretora do Ceale Isabel Frade. O evento ocorre no dia 23 de maio (quarta-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Na palestra, a pesquisadora Isabel Frade irá abordar as concepções que guiam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da área de Linguagens e do componente Língua Portuguesa e seus eixos de leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica e, especialmente, a alfabetização. Serão problematizados os diálogos estabelecidos com concepções e proposições que vieram se destacando nos últimos 30 anos, as escolhas, os pontos de inovação, os modos de organização e os desafios.

Isabel Frade é pesquisadora e ex-diretora do Ceale e professora do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Trabalhou como integrante ou coordenadora dos projetos PNLD, PNBE, Pró-Letramento, PNAIC e na Base Nacional Comum Curricular. Atua principalmente nos seguintes temas: alfabetização, história da alfabetização e das cartilhas, escolarização da cultura escrita, alfabetização e letramento digital, alfabetização audiovisual, formação de professores alfabetizadores e educação e linguagem.

Inscrições

As inscrições prévias são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível em:

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE.

Mais informações: cealedebate@gmail.com