Ceale Debate de março inicia ciclo de apresentações de Laboratórios de Alfabetização

Live ocorrerá no dia 29, às 19h, em nosso canal do YouTube


     

Acontece • Quarta-feira, 16 de Março de 2022, 13:50:00

No próximo dia 29 de março, terça-feira, às 19h, o Ceale Debate inicia o ciclo sobre os Laboratórios de Alfabetização, começando pelo LAL- Laboratório de Alfabetização e Letramento. Para conversar sobre o assunto, teremos a presença das coordenadoras do laboratório, as professoras Daniela Montuani e Maria José Souza. 

Assista no link: 
 
 
O tema
 
O Ceale Debate de março inicia o Ciclo Ceale Debate Laboratórios de Alfabetização que contará, ao longo dos meses de março, abril, maio e junho com a apresentação de quatro laboratórios que compõem a Rede AlfaLabs. Na abertura deste ciclo, as professoras Daniela Freitas Brito Montuani e Maria José Francisco de Souza apresentarão o percurso de constituição e as ações de ensino e extensão desenvolvidas no Laboratório de Alfabetização e Letramento – LAL do Ceale refletindo sobre o seu papel na formação inicial e continuada de docentes e sobre os desafios na realização das ações previstas.
 
 
As palestrantes
 
Daniela Freitas Brito Montuani é professora adjunta da FaE - UFMG, pesquisadora e atualmente vice-diretora (2021-2023) do Ceale -FaE/UFMG. É doutora e mestre em Educação pela UFMG, e integra o Grupo de Pesquisa em alfabetização - GPA/CEALE. Foi formadora e coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (MEC).  Coordena o Laboratório de Alfabetização e Letramento - LAL do Ceale e é membro da Associação Brasileira de Alfabetização - ABALF.
 
Maria José Francisco de Souza possui graduação em Letras pela PUC/Minas, Mestrado e Doutorado em Educação pela FaE-UFMG. Atualmente, é professora da FaE-UFMG no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), setor Alfabetização e Letramento. É pesquisadora do Ceale e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GEPHE/FaE/UFMG. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG, no Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação.  
 
 
Inscrições 
 
Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado: 
 
 
Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link: 
 
 
 
Mais informações: cealedebate@gmail.com