Ceale Debate de novembro apresenta e-book e projeto do NEPCED

Live ocorrerá no dia 30, quarta-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube

Acontece • Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022, 11:18:00

No próximo dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h, o Ceale Debate recebe as autoras do livro "Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital – NEPCED na Escola", as professoras Mônica Araújo e Isabel Frade e a mestranda Ludymilla Morais, para conversarmos sobre a obra e outros projetos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED).

Assista no link:

O tema

No Ceale Debate de novembro, recebemos as professoras Mônica Araújo (UFMG) e Isabel Frade (UFMG) e a mestranda Ludymilla Morais  (UFBA) para apresentarem o e-book "Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital – NEPCED na Escola", que busca ofertar um repertório conceitual com verbetes relacionados ao campo da cultura escrita digital e ações didáticas a eles relacionadas. Lançado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital NEPCED/CEALE, o livro é vinculado ao projeto de extensão NEPCED na Escola, que tem como objetivo promover a reflexão de gestores e professores sobre teorias relacionadas à cultura escrita digital para o planejamento de práticas pedagógicas de ensino da alfabetização, da leitura e da escrita utilizando o suporte digital.

As palestrantes

Mônica Araújo é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e tem pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona. É professora do curso de Pedagogia da FaE/UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma faculdade, e pesquisadora do CEALE/FaE/UFMG. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED/CEALE//UFMG. Realiza pesquisas sobre alfabetização e letramento digital, leitura literária digital e formação de professores.

Isabel Frade tem doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela FE/USP, pelo Institut National de Recherche Pédagogique/França, e pela UDESC/SC. É professora titular da FaE/UFMG, atuando na Pós-Graduação. Também é pesquisadora do CEALE/FaE/UFMG, sendo co-editora do Jornal Letra A. Participa dos grupos "Cultura Escrita" da FAE/UFMG, do GPA/CEALE (Grupo de Pesquisa em Alfabetização) e do NEPCED/CEALE. Atuou na direção do CEALE (2012-2014) e é presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).

Ludymilla M. Morais é mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduada em Pedagogia pela UFMG. É pesquisadora do NEPCED/CEALE e do GEC/UFBA (Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias).

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informações: cealedebate@gmail.com