Ceale Debate de novembro discute sobre variação linguística e ensino

Live recebe o professor Marcos Bagno no dia 19, às 19h

Acontece • Segunda-feira, 08 de Novembro de 2021, 13:54:00

No próximo dia 19 de novembro, sexta-feira, às 19h, o Ceale Debate recebe o professor da UnB Marcos Bagno para discutir o tema "Língua, variação e ensino". O Ceale segue com o formato de live neste ano devido à pandemia da covid-19.

Assista no link:

O tema

O Ceale Debate de novembro recebe o professor Marcos Bagno para uma conversa sobre língua, variação e ensino. Em sua trajetória de pesquisador e professor, Marcos Bagno tem defendido que "A variação é da própria natureza das línguas humanas, mas tradicionalmente é vista como um 'problema', como algo que precisa ser 'eliminado' para que se elabore uma 'norma' uniforme e homogênea. Essa visão tem sido contestada há pelo menos 50 anos, e isso tem impactado também o ensino de língua na escola".

O convidado

Marcos Bagno é Professor Associado do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Tem graduação em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. É colaborador do Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Sociolinguística e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de tradução francês/português, ensino de português, sociologia da linguagem, política linguística, gramática tradicional e português brasileiro.

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informações: cealedebate@gmail.com