Ceale Debate: Leitura e Escrita na Educação Infantil

Evento do dia 22 de agosto discute o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil e as contribuições que ele trouxe para a Rede de Ensino Municipal


     

Acontece • Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017, 14:09:00

Alfabetização, leitura e escrita: o que a educação infantil tem a ver com isso? Esta é uma das perguntas norteadoras do próximo Ceale Debate, que irá trazer uma reflexão sobre o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, que produziu uma coleção de cadernos de formação para professores da Educação Infantil, além de promover pesquisas, estudos, conferências e seminários. Para a discussão o Ceale Debate de agosto convida a pesquisadora Mônica Correia Baptista, para apresentar o projeto do qual é coordenadora, e as professoras Denise Fátima de Souza e Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, ambas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, que irão realizar uma leitura crítica sobre os impactos da ação promovida, na prática. O evento será realizado no dia 22 de agosto (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Resumo da apresentação 

Entre 2014 e 2016, o projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil” realizou inúmeras atividades, entre as quais seminários, reuniões, palestras, participação em discussões da Base Nacional Comum Curricular, na elaboração de editais para compra de livros de literatura. Foram também realizadas duas pesquisas sobre práticas pedagógicas e a produção acadêmica brasileira sobre essa temática. Como um dos resultados desse intenso debate, o projeto elaborou material de apoio para um curso de formação de professores em exercício na educação infantil. Discutir sobre o projeto e suas ramificações é uma oportunidade de conhecer as concepções que fundamentam a proposta de formação contida no material, refletir sobre o possível impacto na atuação dos professores da Educação Infantil e sua contribuição para o planejamento e desenvolvimento de situações de aprendizagem que envolvem as linguagens oral e escrita nessa etapa educativa.

Mônica Correia Baptista - professora da FaE UFMG e coordenadora da Linha Educação Infantil do PROMESTRE. É doutora em Educação e também coordena o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, além de integrar a equipe de pesquisadores do Ceale.

Denise Fátima de Souza - graduada em Filosofia é professora da  UMEI Professora Marta Nair Monteiro.

Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo - pedagoga com especialização em metodologias, trabalha na Gerência de Coordenação da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-agosto.  As vagas são limitadas.

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com.