Ceale Debate retorna com discussão sobre alfabetização de crianças no pós-pandemia

Live ocorrerá no dia 28, terça-feira, às 19h, em nosso canal do YouTube

Acontece • Terça-feira, 21 de Março de 2023, 09:52:00

No dia 28 de março, às 19h, o Ceale Debate recebe as professoras Maria do Socorro Nunes Macedo (UFSJ) e Maria Silvestre (Rede Municipal de Araripe - CE) que vão apresentar resultados de uma pesquisa nacional que vem acompanhando a alfabetização desde 2020, quando se iniciou a pandemia.

Assista no link:

O tema

No primeiro Ceale Debate de 2023, recebemos as professoras Maria do Socorro Nunes Macedo (UFSJ) e Maria Silvestre (Rede Municipal de Araripe - CE) que vão apresentar resultados de uma pesquisa nacional (AlfaRede) que vem acompanhando a alfabetização desde 2020, quando se iniciou a pandemia. Após o primeiro balanço sobre a alfabetização no ensino remoto emergencial, a AlfaRede voltou-se para a investigação do que ocorreu e está ocorrendo com a alfabetização no "pós-pandemia": quais as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes?; qual o perfil da aprendizagem das crianças após quase dois anos afastadas da escola presencial?; como as professoras e as redes de ensino enfrentam o desafio de alfabetizar as crianças?; as tecnologias continuam presentes no ensino e de que modo?; como está a frequência das crianças? Essas e outras perguntas são objeto de análises de dados quantiqualitativos coletados em quase todos os Estados de todas as regiões do Brasil.

As palestrantes

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo é professora titular da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), doutora em educação pela UFMG e pós- doutora pela University of London, King's College, pela Goldsmits University of London e pela UFSCAR. É líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Linguaguem e Colonialidade (GPEALE) e coordenadora da ALFAREDE (Rede de Pesquisa em Alfabetização). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf 2014-2017).

Maria D' Deus Silvestre de Sales é graduada em Pedagogia com especialização  em Psicopedagogia e também em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Leciona há mais de 15 anos em turmas do ciclo de alfabetização

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

Mais informações: cealedebate@gmail.com