Ceale e outras universidades lançam parceria de laboratórios de alfabetização

Rede de Laboratórios de Alfabetização, a Rede AlfaLABS, tem o objetivo de fortalecer colaboração entre universidades


     

Acontece • Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2021, 17:19:00

 
Laboratórios de alfabetização têm surgido em algumas Universidades, como espaços de trabalho no âmbito da formação para a docência em alfabetização, com ações que articulam ensino, pesquisa e extensão, teoria e prática, e que promovem tanto a formação dos estudantes dos cursos de Pedagogia, quanto a integração entre a Universidade, as redes de ensino - em especial as escolas públicas - e a comunidade. Com ações que envolvem saberes, estratégias e recursos didáticos, repertórios culturais, literários, os diversos laboratórios têm suas particularidades, mas apresentam aspectos que conferem unidade ao conjunto. 
 
Para demarcar o campo de atuação desses laboratórios e fortalecer a discussão sobre o seu papel na formação docente, pesquisadoras que atuam no campo da alfabetização têm investido em pesquisar, publicar e divulgar ações desenvolvidas no contexto desses laboratórios. O LAL – Laboratório de Alfabetização e Letramento, do Ceale/UFMG compõe esse coletivo que agrega ainda o LAP – Laboratório de Acervos e Práticas (UFBA), o LÁPIS – Laboratório de Alfabetização (UFRGS) e o LAPIL – Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo a Leitura (FURG). Esses laboratórios são coordenados pelas professoras Daniela Freitas Brito Montuani e Maria José Francisco de Souza (LAL/Ceale/UFMG), Liane Castro de Araújo (LAP/UFBA), Patrícia Camini (LAPIS.UFGRS) e Silvana Maria Bellé Zasso e Gabriela Medeiros Nogueira (LAPIL/FURG).  
 
No dia 09 de dezembro de 2021, foi lançada oficialmente a Rede de Laboratórios de Alfabetização nas Universidades – a Rede AlfaLABS – que concretiza essas parcerias iniciadas desde 2017, ganhando mais destaque e institucionalidade. O lançamento da Rede AlfaLABS foi na mesa “Laboratórios formativos nas Universidades: docência e alfabetização”, no Congresso 75 anos UFBA, quando, além dos laboratórios específicos, foram apresentadas também algumas das ações da Rede, dando, assim, início a essa nova etapa de trabalho conjunto desses laboratórios. Com a Rede AlfaLABS, além do trabalho de cada laboratório em sua respectiva instituição, redes de colaboração, pesquisa e trabalho podem ser fortalecidas.
 
Significados
 
A estrutura rizomática da logomarca da Rede AlfaLABS – sem centro e com várias possibilidades de nós – indica as inúmeras relações, sempre abertas, que podem ser estabelecidas entre eles, bem como a expectativa de agregar outras iniciativas que se alinhem à proposta de laboratórios em Universidades, e que possam vir a compor esse coletivo. As cores, por sua vez, acenam aos laboratórios específicos, marcando essa organização primeira desses quatro laboratórios.
 
Laboratório vem de LABORAR, trabalhar, espaço de trabalho. E CO-LABORAR evoca a ação de trabalhar junto, trabalhar COM - ideia intrínseca aos laboratórios, mas que ganha maior destaque quando essa colaboração implica relação entre diferentes laboratórios. 
 
A mesa de lançamento da Rede AlfaLABS pode ser assistida aqui: https://youtu.be/RoIX2hJjmU0
 
Siga o instagram dos laboratórios:
 
@lal_ufmg
@lap_faced
@ lapisufrgs
@lapilfurg