Ceale integra debate na Câmara dos Deputados sobre alfabetização no novo PNE
Diretor e pesquisadora do Ceale participaram de audiência pública que discutiu a alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental
Geral • Quinta-feira, 15 de Maio de 2025, 15:00:00

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG, esteve representado no debate promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discute o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034 (PL 2614/24). A audiência pública, realizada no dia 14 de maio, teve como foco o Objetivo 3 do plano, que propõe assegurar a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
O diretor do Ceale, professor Gilcinei Carvalho, destacou em sua fala as condições fundamentais para garantir a alfabetização de qualidade, com ênfase na valorização docente e na formação continuada de professores. Segundo ele, o sucesso da alfabetização também depende da constituição de leitores ao longo do percurso escolar.
A pesquisadora do Ceale e presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), professora Isabel Frade, abordou a relação entre alfabetização e desigualdade social, e ressaltou que políticas eficazes de alfabetização devem estar articuladas a políticas de redução da desigualdade. A professora chamou atenção para os desafios da formação docente no Brasil. Ela defendeu o monitoramento da qualidade das instituições de ensino superior como parte essencial da política educacional.
O debate também contou com a participação de representantes de outras instituições, e evidenciou divergências quanto à idade adequada para a alfabetização, aos critérios para considerar um aluno alfabetizado e à eficácia de planos nacionais para garantir esse direito.
A proposta atual do novo PNE estabelece como meta alfabetizar 80% das crianças brasileiras até 2030 e alcançar 100% até o fim da vigência do plano. A meta anterior, vigente até 2025, previa a alfabetização de todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental.
A participação do Ceale neste debate reforça seu compromisso histórico com a pesquisa, a formação e a formulação de políticas públicas voltadas à alfabetização, leitura e escrita no Brasil.
Assista à audiência completa neste link.