Descobrindo o Brasil

Jovens indígenas desenvolvem portal educativo para professores e estudantes


     

Acontece • Sexta-feira, 18 de Outubro de 2013, 13:23:00

“Quem descobriu essa terra que chamamos hoje de Brasil foram os indígenas. Para descobrir um local é necessário que conhecer sua fauna, flora, serras, rios, ter conhecimentos do meio ambiente, manter uma relação cultural e espiritual com os seres da natureza”. Esse trecho foi retirado de um dos 200 artigos publicados no portal Índio Educa.

Criado em 2011 por um grupo de universitários indígenas, o portal tem o objetivo de disponibilizar artigos e materiais didáticos para professores e estudantes a partir da visão dos povos originários, contribuindo para uma crítica da história brasileira contada pelos opressores europeus, que se consolidou como a versão ensinada nas escolas.

O projeto surgiu estimulado pela aprovação da Lei Federal 11.645, que tornou o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena obrigatório nas escolas em 2008. A partir daí a ONG Thydêwá passou a mobilizar jovens indígenas para contribuírem com o projeto do portal. “Percebemos uma carência de material didático para dar subsídio a essas disciplinas. Então, chamamos indígenas que estão em universidades para formar um grupo de trabalho”, explica o presidente da ONG, Sebastian Gerlic, para o Portal Catraca Livre.

Além de artigos recontando a história brasileira, o Portal disponibiliza material multimídia com canções e costumes indígenas, divulgando a vasta cultura dos povos originários. Representantes de mais de 10 etnias produzem esses materiais com licença Creative Commons, o que significa que podem ser modificados e apropriados livremente para educadores e estudantes produzirem outras apresentações e materiais didáticos.

Confira: http://www.indioeduca.org/