Educador social no caminho da regulamentação

Profissional de educação que lida com populações carentes poderá ser protegido por lei

Acontece • Quarta-feira, 04 de Setembro de 2013, 13:23:00

Na última quarta-feira, dia 21/08, a profissão de educador social deu um importante passo para seu reconhecimento legal. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), para a regulamentação da atividade. O educador social é o profissional de educação que atua fora da escola com segmentos excluídos socialmente, como grupos carentes, indígenas, homossexuais, jovens infratores, população carcerária, entre outros.

Para o relator do Projeto de Lei 5346/09, deputado Assis Melo (PCdoB-RS) a atividade de educador social é indispensável nas ações públicas de proteção a pessoas em situações de risco. No texto da lei, é exigido o grau de escolarização mínimo de ensino médio para os educadores ou a formação em pedagogia social.

O texto caminha para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, o projeto segue direto para o executivo.

Leia mais em: