Encontro PNAIC 2016

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro ocorrem na UFMG análise dos resultados de alfabetização e elaboração de metas e ações


     

Acontece • Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016, 17:59:00

A partir do dia 3 de outubro, segunda-feira, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) retoma oficialmente suas atividades. Nesse quarto ano de Pacto, Isabel Frade, coordenadora geral do Pnaic na UFMG, explica que haverá a “retomada das questões da avaliação” da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), da Provinha Brasil e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e uma tentativa de mobilização para que os professores façam a leitura desses diagnósticos, e produzam diagnósticos, estabelecendo metas a curto prazo a partir disso.

A proposta do Pnaic esse ano, levando em conta a maior demora para as definições, será de uma formação em serviço. “Vamos ter menos momentos presenciais, e talvez mais momentos de ação e serviço, com mobilização de coordenadores pedagógicos das escolas que não estavam como público do Pacto”, esclarece Isabel. Ela explica que essa ausência era uma falha corrigida esse ano, e o objetivo é que os coordenadores pedagógicos mobilizem os professores alfabetizadores, discutindo os temas que serão debatidos no Pnaic.

Para Isabel Frade, o coordenador pedagógico é fundamental quando é um bom articulador. “Ele sabe o que está acontecendo dentro das escolas e das turmas, é muito melhor que ele participe desde o início”, defende.