"Fotografia para a transformação"

Essa é a proposta do Imaginário Coletivo, projeto que ensina fotografia para crianças e adolescentes do Morro do Papagaio e Aglomerado da Serra


     

Geral • Segunda-feira, 07 de Outubro de 2013, 15:03:00

Crianças e adolescentes de 9 a 16 anos têm aprendido a ver o mundo através de novos ângulos e perspectivas. Em parceria com o Programa Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, na Escola Municipal Ulysses Guimarães, o fotógrafo Jorge Quintão vem desenvolvendo o "Imaginário Coletivo". Realizado junto a crianças e jovens do Morro do Papagaio e Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o projeto prevê atividades como aulas semanais; oficinas de fotografia, edição de imagem, pinhole, literatura, empreendedorismo e teatro; exposições; e ações sociais.


A proposta do Imaginário Coletivo é "Democratizar a informação através da fotografia, utilizando-a como instrumento de arte, reflexão, informação e direcionamento vocacional." Basta olhar para algumas das fotos produzidas pelos alunos, que é possível perceber que o trabalho tem sido muito bem feito. Alguns dos adolescentes já foram indicados a prêmios: dois deles, de 10 e 12 anos, foram selecionados, entre 10 mil concorrentes, em um concurso do SESC, chamado "Os Impactos socioeconômicos do futebol”.

Fotografia de Natanael, 12 anos, selecionada para o concurso “Os Impactos socioeconômicos do futebol”

Fotografia de Natanael, 12 anos, selecionada para o concurso “Os Impactos socioeconômicos do futebol”

Marlon, 10 anos, com sua fotografia que também foi selecionada para o concurso “Os Impactos socioeconômicos do futebol”


Outro adolescente, de 15 anos, foi selecionado para o 3º Festival de Fotografia de Tiradentes, concorrendo com mais de 300 profissionais renomados. “Hoje, temos a certeza de que formamos crianças e adolescentes que ganharão o mundo, não somente pela qualidade técnica que possuem, mas também porque veem o cotidiano de uma forma totalmente inédita”, afirma Jorge Quintão.


O vídeo abaixo mostra um pouco da produção dos alunos:

Tudo está no olhar - Imaginário Coletivo from Jorge Quintão on Vimeo.



Para conhecer mais sobre o projeto, visite o site do Imaginário Coletivo: http://imaginariocoletivo.org/