Gênero e diversidade na escola

Iniciativa convida professores do interior de Minas Gerais a repensar práticas profissionais a partir de discussões sobre gênero e sexualidade

Acontece • Quinta-feira, 18 de Abril de 2013, 11:26:00

Educadores mineiros poderão aprender mais sobre gênero e diversidade na escola. É o que propõe o Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola, organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, e pelo Centro de Apoio à Educação a Distância, o CAED. A proposta é convocar os professores a pensar sobre a prática profissional e a dinâmica da escola, a partir de uma discussão de gênero e sexualidade. O curso, formulado no formato semi-presencial, prevê a realização de reuniões em seis cidades pólo: Bom Despacho, Campos Gerais, Confins, Diamantina, Governador Valadares e Itabira. Pode se inscrever quem tiver cadastro na Plataforma Freire ou no Portal PDE-Interativo, além de professores da rede pública, pessoas que atuam em ações sociais e ligadas ao meio educacional, como estudantes de pedagogia.

Como explica a mestranda em psicologia social e tutora do curso, Rafaela Vasconcelos, muitas vezes os professores não estão preparados para lidar com situações escolares de preconceito frente a orientações sexuais e identidades de gênero que fogem ao padrão heterossexual. Além disso, Rafaela lembra que a escola ensina muito mais do que apenas o conteúdo curricular: “aos alunos, são ensinados também modelos ideais de como se deve ser mulher, de como se deve ser homem, ou do que é esperado para cada um desses gêneros”. Um dos objetivos do curso é expandir essas discussões para cidades do interior mineiro, que muitas vezes ficam fora dos principais eixos acadêmicos de debates sobre gênero e sexualidade.

O curso tem duração de 200 horas e acontece durante cinco meses. Nesse período, serão realizados cinco encontros presenciais, que acontecerão na cidade pólo previamente escolhida pelo participante. Durante os encontros, os participantes se reunirão para grupos de estudo, debates, orientação e elaboração de projetos de pesquisa. No restante do tempo, as atividades e avaliações serão feitas virtualmente, envolvendo leitura de textos, videoaulas e salas de debates mediadas por tutores. As reuniões presenciais serão ministradas por professores da UFMG.

Quem tiver interesse em participar do curso tem até dia 21 de abril para se inscrever, preenchendo o formulário no seguinte link: http://migre.me/e9iY6. São 300 vagas, divididas entre os seis pólos. A previsão para o início das atividades é dia 13 de maio. O edital completo está disponível no site do CAED e pode ser acessado pelo link http://migre.me/e9j5m. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, o SECADI, do Ministério da Educação. Mais informações pelos endereços gde.ufmg@gmail.com e pedagogico@caed.ufmg.br, ou pelos telefones 3409-6287 e 3409-4638.