I Fórum Mineiro de Alfabetização abre inscrições

Evento também terá Seminário Final do PNAIC 2018 e ocorre no dia 22 de agosto

Acontece • Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018, 12:02:00

No dia 22 de agosto ocorrerá, na Faculdade de Educação da UFMG, o I Fórum Mineiro de Alfabetização (FMA). A iniciativa partiu da direção do Ceale e da presidência da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf). A criação do fórum tem como objetivo criar um espaço permanente em Minas Gerais para discussão de políticas, ações e questões relativas à alfabetização. O FMA contará com a participação das universidades mineiras UEMG, UFJF, UFU, UFSJ, UFVJM, UFOP, UFLA e Unimontes, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e da UNDIME.

Em outros estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, já existem fóruns consolidados. O Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ) foi instalado e aprovado em 2017, realiza reuniões mensais e conta com ampla participação de universidades, secretarias, ONGs e da UNDIME. Já o Fórum Permanente em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (FOPALES) foi instalado em 2008 no Centro de Educação da UFES, e busca também a construção de formas de intervenção na realidade educacional do estado.

Em outubro de 2017, a ABAlf realizou, com parceria institucional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo do Centro de Educação da UFES (Nepales), o I Fórum Nacional de Alfabetização (Fonalf).

PNAIC

Junto com o I Fórum Mineiro de Alfabetização, ocorrerá na Faculdade de Educação da UFMG o Seminário Final do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) de Minas Gerais. Assim como ocorreu no seminário do PNAIC Pré-escola, será feita uma avaliação das atividades realizadas neste ano.

Inscrições

As inscrições para o I Fórum e o Seminário Final são gratuitas e as vagas são limitadas.

Para fazer sua inscrição, acesse o link: bit.ly/inscricao-fma

Confira a programação aqui.