Jornal 'O Língua'

Educadores Indígenas produzem jornal sob orientação do setor de jornalismo do Ceale. Confira as duas edições já publicadas


     

Institucional • Segunda-feira, 08 de Junho de 2015, 17:25:00

No mês de maio, uma equipe de 7 alunos do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), da Faculdade de Educação da UFMG, atuou na produção da segunda edição do jornal 'O Língua'. A publicação, lançada no ano passado, é um veículo regular produzido pelos estudantes do FIEI a cada vinda a Belo Horizonte. Pelo formato do curso, os alunos vêm à UFMG por cerca de um mês a cada semestre, para participar de um módulo intensivo de estudos na Faculdade de Educação, que é complementar aos intermódulos realizados nas aldeias.

Conforme especificado no primeiro editorial, o nome 'O Língua' foi escolhido porque, "segundo os anciões indígenas, os índios que se comunicavam na aldeia em mais de uma língua eram chamados por esse nome". No subtítulo, os estudantes optaram por colocar uma palavra em cada língua representada no FIEI naquele semestre de publicação, todas elas remetendo às ideias de “comunicação, informação ou expressão”. Assim, o nome fica sempre aberto à entrada de estudantes de novas etnias, podendo receber novas palavras. Neste semestre, o vocábulo incorporado, Meang’gã, veio do Pankararu.

Na produção, as funções jornalísticas tradicionais de editor, repórter ou diagramador se combinaram com outras mais inusitadas, como operadores de guilhotina, para cortar as bordas da impressão, e dobradores de jornal, para deixar a publicação na disposição a ser lida. É que, da definição da pauta à entrega dos jornais aos demais estudantes e professores do FIEI, a equipe de 'O Língua' assumiu todas as etapas que envolvem a produção e a distribuição de um periódico.

O jornal 'O Língua' surgiu como produto da oficina 'Introdução ao Jornal', realizada em setembro do ano passado como atividade do Seminário Políticas Linguísticas, organizado pelo curso FIEI. A oficina e a continuidade do jornal no semestre presente contaram com o apoio do setor de jornalismo do Ceale.

Confira a edição de número 1 e a edição de número 2 de 'O Língua'.

Até o próximo módulo!