Mediação de leitura literária

Por Josiley Francisco de Souza – Professor da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisador do Ceale


     

Letra A • Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015, 12:59:00

O termo mediação, segundo os significados dicionarizados, refere-se ao ato ou efeito de mediar; ato de situar-se entre duas coisas. Esse termo, junto à expressão leitura literária, refere-se a diferentes práticas de importância fundamental no processo de formação de leitores, pois envolvem a aproximação entre leitores e textos literários.

Nas últimas décadas, ações e políticas públicas têm buscado garantir a constituição de acervos literários em bibliotecas de escolas públicas brasileiras, a exemplo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). No entanto, diferentes pesquisadores têm apontado a importância de se desenvolver ações que aproximem o leitor do texto literário, uma vez que a constituição de acervos em bibliotecas não basta para a efetiva formação de leitores. Quando dedicamos atenção aos contextos escolares, verificamos que, muitas vezes, como observa Magda Soares (2011), desenvolve-se uma “escolarização inadequada” da literatura, quando a mediação não é feita com propriedade. Com essa inadequação, a escola acaba por distorcer a literatura e distanciar os alunos das práticas de leitura literária.

A mediação de leitura literária precisa envolver experiências que contribuam para o encontro entre leitores e arte literária. Uma prática que pode tornar-se interessante para esse encontro é a vocalização (ou oralização) do texto literário, nos diferentes anos escolares e não apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental ou na Educação Infantil. Ao ouvir a leitura em voz alta de um texto literário pela professora ou pelo professor, o leitor em formação pode descobrir, por exemplo, os efeitos sonoros e estéticos de um poema como “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, ou da prosa poética de Guimarães Rosa. E, ao pensarmos os professores como fundamentais nesse processo de mediação, torna-se muito importante que eles também sejam leitores e não permaneçam distantes das experiências literárias, como alerta Graça Paulino (2004). Afinal, aquele que desempenha a importante tarefa de mediação da leitura literária, aquele que se coloca no entrelugar de aproximação do leitor e do livro precisa dialogar intimamente com o texto literário.