Pesquisadoras do Ceale lançam livro informativo para crianças

O evento ocorre no próximo dia 23, no Espaço do Conhecimento da UFMG, e contará também com o lançamento de outros dois livros

Acontece • Sexta-feira, 15 de Junho de 2018, 18:15:00

No dia 23 de junho, às 11 horas, as pesquisadoras do Ceale Isabel Frade e Maria Zélia Versiani farão o lançamento do seu novo livro "Quem inventou o lápis?", com ilustrações de Tatiana Kawanishi, no Espaço do Conhecimento da UFMG. O livro faz parte da coleção da Editora UFMG "Universidade das Crianças", composta por diversos livros infantis informativos. O livro conta como, com o passar do tempo, os vários objetos que podem ser usados para riscar foram utilizados em contextos específicos e de acordo com as suas possibilidades até se transformarem no lápis que conhecemos hoje.

No evento, realizado pela Editora UFMG, também serão lançados outros dois títulos, escritos por professores de diversas áreas da universidade. O primeiro, "Pra que serve a Arte?", de Ana Cristina Pereira, Eliette Aleixo e Rosvita Kolb Bernardes, mostra a visão das crianças sobre o assunto e abre espaço para se pensar o processo artístico. Já o segundo, "O que é um livro?", de Ana Elisa Ribeiro e Anna Cunha, conta para as crianças de onde vem o livro, como ele é feito e como a tecnologia pode mudar o modo de se ler.

Os três livros fazem parte de uma coleção que conta com diversos volumes, todos com o selo infantil Estraladabão, sendo eles: "Por que os animais entram em extinção?", de Bernardo Gontijo e ilustrações de Rafaela Miyai; "O que existe? O que não existe?", de Carla Coscarelli e ilustrações de Cláudia Jussan; "Flores e Frutas", de Adlane Vilas-Boas e ilustração de Bruno Assis Fonseca; "De onde vem as águas dos Rios?", de Bernardo Gontijo e ilustrações de Jane Oliveira; "Ai que dor!", de Débora Reis, Helena Gontijo, Luciana Hoffert, e ilustrações de Rayanne Vieira; e "Musiquês... É uma língua ou uma música?", de Betania Parizzi, João Gabriel Marques e ilustrações de José Lara.

No lançamento, as pesquisadoras do Ceale e os autores dos outros dois livros participarão de uma sessão de autógrafos. Também será reservado um espaço para a prática da contação de histórias. O evento é gratuito e tem classificação livre.