Poucas escolas têm infraestrutura ideal

Pesquisa analisou condições físicas de escolas brasileiras

Geral • Terça-feira, 11 de Junho de 2013, 15:21:00

Apenas 0,6% das escolas brasileiras têm infraestrutura próxima do ideal. É o que indica o estudo "Uma escala para medir a infraestrutura escolar”, desenvolvido por pesquisadores da UnB e da UFSC. A qualidade da infraestrutura está relacionada à existência de dependências adequadas para atender a estudantes com necessidades especiais, sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, parque infantil e laboratório de ciências.

De acordo com a pesquisa mais de 40% das escolas da Educação Básica no Brasil contam com uma estrutura mínima, que contempla apenas água, banheiro, energia, esgoto e cozinha em suas instalações.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram as condições físicas de 194.923 unidades de ensino do país, através de dados do Censo Escolar 2011.

Para ler artigo com mais informações sobre a pesquisa, acesse: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1786/1786.pdf