Primeiro Ceale Debate de 2025 abordará a formação de leitores de literatura infantil e juvenil digital

Live ocorrerá na terça-feira, às 19h, em nosso canal do Youtube


     

Geral • Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 15:14:00

O 1º Ceale Debate de 2025 ocorrerá na próxima terça-feira, 25/03, às 19h e terá como tema a formação de leitores de literatura infantil e juvenil digital. A atividade contará com a participação da professora e pesquisadora do Ceale, Mônica Daisy Vieira Araújo, que apresentará os resultados de sua pesquisa sobre o impacto das tecnologias digitais na leitura literária infantil e os desafios que surgem com a introdução de obras multimodais no processo de alfabetização.
 
As tecnologias digitais, que permitem o uso de sons, imagens estáticas e em movimento, transformam a forma como as crianças interagem com os textos literários. A professora irá abordar como essas obras digitais, muitas das quais interativas, exigem dos leitores uma alta capacidade cognitiva para construir significados a partir de diversas camadas semióticas, como o texto verbal, as imagens e o som. 
 
A pesquisadora também trará como os educadores podem adotar estratégias pedagógicas que estimulem a reflexão metacognitiva das crianças e permitir que elas compreendam a obra de maneira global e interativa.
 
Acompanhe:
 
O Tema:
A live abordará os desafios enfrentados pelas crianças ao lerem obras digitais e multimodais e dialogará sobre a importância da formação de uma leitura no contexto digital. 
 
A Convidada:
 
Mônica Daisy Vieira Araújo
 
Mônica é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e faz pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona. Ela é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED). A professora é especialista em alfabetização e letramento digital, além de estudar o impacto das tecnologias no processo de leitura literária digital e nas práticas pedagógicas no ensino infantil.
 
 
A professora da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do Ceale, Maria José Francisco de Souza, será a mediadora do evento. 
 
Inscrições e Certificados:
 
Não é necessário realizar inscrição para participar do evento. Basta acessar o evento no horário indicado através do link:
 
Certificados serão emitidos para os participantes que preencherem o formulário durante a transmissão. Os certificados estarão disponíveis posteriormente no portal:
 
Mais informações: