Racismo e discurso politico são tema de Conferência na UFMG

Palestra será ministrada pelo Prof. Teun A. Van Dijk, da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona)

Acontece • Terça-feira, 26 de Novembro de 2013, 10:37:00

A convite do Centro de Estudos Africanos, a UFMG recebe, na próxima quinta-feira (28 de novembro), a Conferência “Racismo e Discurso Político”, com o Prof. Dr. Teun A. Van Dijk (Universidade Pompeu Fabra – Barcelona). A Conferência será realizada de 13h30 às 16h, no Auditório 1 A – 2° andar do CAD1, localizado no Campus Pampulha.

O racismo se manifesta de diferentes formas em cada país, dependendo de fatores históricos como a influência do colonialismo, imigrações, regimes de escravidão, práticas segregacionistas e focos de resistência. Em uma abordagem que engloba dimensões linguísticas, cognitivas, sociais, políticas, culturais e históricas do fenômeno do racismo, o Prof. Teun A. Van Dijk vai abordar o tema da produção discursiva do racismo na sociedade, buscando discutir as articulações que se dão entre mídia, poder, ideologia e contexto.

Situados no quadro dos Estudos Críticos do Discurso, os trabalhos de Van Dijk buscam estabelecer relações entre estruturas discursivas, cognições sociais sobre minorias étnicas / povos do Terceiro Mundo e as formas pelas quais o “racismo de elite” foi (e ainda é) reproduzido nas sociedades ocidentais. O pesquisador lidera hoje um projeto internacional sobre discurso e racismo na América Latina, com equipes no México, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina, Chile e Peru. Em 2008, publicou no Brasil o livro “Racismo e Discurso na América Latina”.

A Conferência é organizada pelo grupo da Pesquisa em Rede CNPq - CAPES/AULP “Ensinar qual língua, ler qual literatura”, coordenado pela profa. Aracy Martins (Ceale/FaE/UFMG), em parceria com o Programa Ações Afirmativas na UFMG (NERA/FaE/UFMG). O evento conta com o apoio dos núcleos de pesquisa NEPER e NEPEL (PPGE/FaE/UEMG), do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social (FaE/UFMG). A Conferência será ministrada em língua portuguesa.

Informações pelo e-mailpesquisalinguaeliteratura@gmail.com