Seleção do livro 'Enquanto o sono não vem'

Em nota técnica, Ceale explicita critérios para seleção da obra para o Pnaic

Institucional • Sexta-feira, 02 de Junho de 2017, 16:49:00

Por meio dos programas de avaliação, seleção e distribuição de livros didáticos e de literatura, há décadas as escolas públicas brasileiras recebem obras para compor os acervos de suas bibliotecas e salas de aula. Como participante e muitas vezes coordenador em diversos desses programas, notadamente PNBE, PNLD e Pnaic, o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) assume, nesses processos, critérios que vão do valor estético à cidadania, passando pela habilidade de leitura, a qualidade editorial e a função da escola de formar o leitor.

Instado a se pronunciar sobre a seleção do livro Enquanto o sono não vem para o conjunto de obras literárias do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Ceale explicita, em nota técnica, os critérios que qualificam a obra e justificam sua leitura na escola. Além disso, o Centro se posiciona contrariamente a práticas de censura ligadas a livros e à leitura, reafirmando "que a literatura não faz o mundo ser como ele é, mas a nossa compreensão do mundo não pode prescindir da liberdade que a obra literária se vale para ilustrar a dimensão da condição humana".

Leia na íntegra a nota.