Sustentabilidade na internet

Edukatu aproxima a preocupação com o meio ambiente da cultura digital, sensibilizando profissionais da educação e alunos


     

Geral • Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013, 12:18:00

Imagem: vídeo disponível no site da Edukatu.

A ONG Akatu acaba de lançar a primeira rede online de educação sobre consumo sustentável do Brasil. Com o objetivo de trocar conhecimento e fazer com que as reflexões se tornem atitudes práticas a favor do meio ambiente, o projeto Edukatu integra professores e alunos do Ensino Fundamental de todo o país.

A proposta do Edukatu é aliar a valorização da cultura à interação digital, buscando aperfeiçoar e dinamizar a troca de informações dentro do ambiente escolar. Parte do material utilizado está disponível na plataforma do projeto. O site é divido em três categorias: mochila, rede e circuito. Em cada uma delas, o usuário desenvolve papéis como promover soluções práticas em sua comunidade, solucionar desafios ambientais virtualmente, debater com colegas e compartilhar os resultados de suas criações.

Ainda na plataforma virtual, na sessão “Mochila”, estão disponíveis vídeos educativos sobre temas como o uso e o descarte de garrafas plásticas, uso do petróleo, etc.

Dentro do “Circuito”, há três games (circuito água, ar e terra) que trabalham o consumo consciente. Neles, alunos e professores devem formar equipes que solucionam desafios relacionados à sustentabilidade.

Na sessão “Rede”, os alunos e professores criam perfis pessoais onde podem trocar informações e disseminar o conhecimento sustentável.

O Edukatu possui versão móbile, ou seja, pode ser acessado no celular conectado à internet. Conheça o site