UFMG presta homenagem à Magda Soares

Solenidade aconteceu presencialmente na Faculdade de Educação

Geral • Sexta-feira, 31 de Março de 2023, 09:52:00

Ocorreu na última segunda-feira, 27 de março, a sessão solene em homenagem à memória da professora emérita Magda Becker Soares, organizada pela Congregação da Faculdade de Educação da UFMG. O evento, que contou com a presença de educadores, amigos e familiares de Magda, foi realizado no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, unidade que a professora ajudou a fundar durante seu tempo na universidade.

Diversas figuras se pronunciaram e expressaram sua admiração e respeito pela pesquisadora. Discursou durante a cerimônia a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que, ao recordar o amor mútuo que ela e Magda nutriam por Clarice Lispector e Cora Coralina, declarou que “jamais nos esqueceremos de Magda Soares e de seu legado”. Já a professora Andrea Moreno, diretora da FaE, relembrou episódios de sua convivência na universidade e declarou que a acadêmica possuía uma imensa "envergadura interior”. O diretor do CEALE, professor Gilcinei Teodoro Carvalho, destacou em sua fala a importância da obra de Magda para o ensino do português no Brasil, desde sua introdução ao conceito de “alfaletramento” até seu pioneirismo na didática da língua. Acrescentou, também, como se sentia inspirado vendo como Magda ainda se mantinha ativa e atualizada, “que possamos todos herdar a sua vitalidade”.

Além disso, o professor Paulo Sérgio Soares Guimarães, do Departamento de Física da UFMG e filho de Magda Soares, relatou histórias do convívio familiar de sua mãe e como era a sua vida fora das instituições. Ao contar uma história sobre a visita de um colega italiano em sua casa, revelou como sua mãe era “uma figura central dos almoços em família, que dominava a atenção de todos e fazia todos se sentirem bem”. Paulo relata que, depois de dez minutos, o colega já havia sido cativado por Magda.

A noite também contou com apresentações musicais, leitura de poemas, e uma performance do Grupo Movência. Foi também apresentado um pequeno vídeo produzido pelo CEALE relembrando e celebrando a vida e conquistas da educadora (que pode ser acessado aqui). Tudo isso para homenagear uma profissional que, nas próprias palavras da reitora, “foi e sempre será referência mundial em sua área”.

Assista ao vídeo em homenagem à professora Magda Soares:

Confira a programação da sessão, com respectivos discursos e apresentações: