VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem

Formação continuada, educação no campo e inclusão nas escolas estiveram na pauta do evento realizado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE. Confira a cobertura!

Acontece • Quarta-feira, 19 de Março de 2014, 16:24:00

Foi realizado, entre os últimos dias 11 a 13 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco, o VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, que reuniu centenas de educadores de 19 estados brasileiros para debater melhorias na Educação Básica no País. Promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o seminário foi marcado pelo sentimento de integração, colaboração e motivação entre os participantes. “O encontro proporcionou o fortalecimento das articulações entre Universidades, Governo e Secretarias Estaduais e Municipais, além da valorização das trocas e dos conhecimentos de professores do Ensino Básico e dos pesquisadores do Ensino Superior”, destacou a coordenadora do CEEL, Telma Ferraz Leal.

O evento trouxe, entre seus destaques, a reflexão sobre políticas públicas na educação, especialmente em relação à formação continuada. “As formações dão ânimo ao trabalho dos professores, legitimando e valorizando suas práticas; ela é essencial pelos desafios constantes que a sala de aula e os próprios fins da educação propõem”, disse a diretora do Ceale, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, palestrante do evento.

Abrindo espaço de fala para vários atores envolvidos diretamente na alfabetização, o Seminário incluiu relatos de experiências docentes sobre a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. “O Pacto veio para nortear o caminho do professor, proporcionando – por exemplo - orientações sobre o processo avaliativo, o ambiente alfabetizador e as rotinas”, ressaltou a professora Dayse Katharina Patriota, de Caruaru (PE). Para Lucicleide da Silva, de Arapiraca (AL), o programa trouxe mais planejamento e socialização, além de uma reflexão sobre a importância da integração do programa com as propostas curriculares dos municípios. “O Pacto fez com que ‘os livros saíssem das caixas’ para a maioria”, acrescentou.

A programação do evento apresentou, além dos relatos, palestras, oficinas, exposições de jogos didáticos (elaboradas por estudantes de Pedagogia) e atrações culturais. Entre as temáticas, aspectos da educação e linguagem na Educação Infantil, de jovens e adultos, além de questões étnicos-raciais e de materiais didáticos, tecnologia, gênero, avaliação, entre outros. Sobre este último, o Professor Artur Gomes de Morais (UFPE/CEEL) observou: “A avaliação externa sem clara e prévia definição do currículo é perversão pedagógica. O estabelecimento de currículos implica negociação, e não imposição, como desejam muitos grupos privados”.

A educação no campo também foi ponto alto da programação. As professoras Carolina Figueiredo de Sá e Viviane Dourado (UFPE), que ministraram oficina no evento, demonstraram otimismo diante das contribuições. “É gratificante ouvir depoimentos positivos dos professores em relação aos desafios e às heterogeneidades de saberes, culturas e idades das turmas multisseriadas, que - vale destacar – não são exclusivas delas”, destacou Carolina Sá.

Outro aspecto de relevo do evento – que teve toda a sua programação mediada por intérpretes de libras e áudio-descritores à disposição – foi o da inclusão, a exemplo da mesa temática voltada para a alfabetização dos surdos. A expositora Heloísa Andréia de Matos Lins (Unicamp) destacou a importância da cultura visual para os surdos na apropriação da língua. “Precisamos reivindicar escolas e classes, de fato, bilíngues, com profissionais qualificados para essas crianças”, observou.

O Seminário de Estudos em Educação e Linguagem é uma promoção bianual do CEEL, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O evento deste ano comemorou ainda, em especial, o aniversário de dez anos do CEEL, enquanto núcleo de pesquisa e extensão reconhecido pela melhoria da formação docente.

A cobertura completa do evento está disponível no portal da Instituição: www.portalceel.com.br

Texto: Luisa Abreu e Lima (Assessoria de Comunicação CEEL/UFPE)

Imagens: Marcos Roberto