O tempo da escola e o tempo da criança

Ceale Debate de outubro discute os desafios de se pensar a educação para a infância

Acontece • Terça-feira, 29 de Outubro de 2013, 16:57:00

A recente tendência de ampliação do tempo da jornada escolar no Ensino Fundamental tem agradado a muitos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Datafolha de setembro deste ano. Segundo os dados, 90% dos entrevistados acreditam que a Educação Integral é um importante para as próximas gerações. A mesma pesquisa mostra que, para a maioria da população, as horas a mais na escola devem ser dedicadas a atividades que auxiliem na formação da criança como indivíduo, e não apenas um alongamento do currículo padrão. Esse mesmo pensamento tem gerado muitos questionamentos nas mentes de pais e educadores. A escola está preparada para assumir um papel de responsabilidade ainda maior na educação dos pequenos? Como criar um espaço que entende e respeita as particularidades tanto da criança aluno quanto da criança sujeito - um ser social único, ainda em formação? De que forma reorganizar os espaços e conteúdos para que a escola seja esse espaço?

O Ceale Debate deste mês traz o professor Levindo Diniz Carvalho, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei, para falar dos desafios da implementação da escola em tempo integral e sua conciliação com a infância. Com base em sua análise do programa Escola Integrada, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte que garante uma jornada escolar de 9 horas diárias para crianças e adolescentes do ensino fundamental das escolas municipais, Levindo apresenta os paradoxos que marcam as infâncias contemporâneas e discute a necessidade de compreensão da educação como política social intersetorial.

O encontro acontece na próxima quinta-feira, 31 de outubro, na Sala de Defesa (n° 402) - Faculdade de Educação da UFMG, às 19h30.

Ceale Debate

Organizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG, o Ceale Debate é um espaço de discussão e compartilhamento de pesquisas em educação. Os encontros acontecem mensalmente na Faculdade de Educação da UFMG e reúnem professores alfabetizadores, educadores e estudantes envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. As inscrições são gratuitas e pode ser feitas no e-mail cealedebate2013@gmail.com.

Mais informações pelo telefone: (31) 3409 5334.