Participe da 7ª edição do Tertúlia Literária

Projeto reúne leitores para discussões literárias e troca de experiências a partir da leitura de obras-primas


     

Acontece • Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2015, 16:18:00

Estão abertas as inscrições para para participar do projeto Tertúlia Literária, iniciativa organizada pela Faculdade de Educação da UFMG. Os interessados têm até o dia 24 de março para se inscreverem através do email projetotertulialiteraria@gmail.com .

Desde 2009, o projeto reúne leitores para discussões literárias e troca de experiências a partir da leitura de obras-primas, de acordo com o tema proposto. A infância, o amor, a viagem, o crime, a fofoca e os direitos humanos, e a maneira como aparecem na literatura, foram os temas abordados pelo projeto nas edições anteriores. Este ano, o tema proposto é Literatura e Ciências, explorando os possíveis diálogos entre as diversas áreas do conhecimento e a Literatura.

O Tertúlia Literária propõe a leitura de um livro por mês, selecionado a partir da temática. Durante as semanas os participantes poderão deixar comentários e obter informações sobre a obra discutida pelo site do projeto (www.ceale.fae.ufmg.br/tertulia). Ao final de cada mês, ocorrem os encontros, mediados por um convidado,  sempre na última sexta-feira do mês, no horário de 14h às17h, na Sala de Leitura da biblioteca da FaE.

O Tertúlia é destinado, principalmente, a professores de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bibliotecários e alunos dos cursos de Pedagogia, Ciência da Informação e Letras. Os participantes receberão um certificado da UFMG equivalente a 60 horas relacionadas a atividades presenciais e não presenciais.

Confira os encontros marcados para 2015:

Data

Convidado(a)

Obra literária

27/3

-

Sessão inaugural

24/4

Roniere Menezes

Primeiras estórias, Guimarães Rosa

29/5

Jacques Fux

A vida modo de usar, Georges Perec

26/6

Maria da Conceição Fonseca

O Cavaleiro Inexistente, Ítalo Calvino

28/8

Cristiane Grillo

Inferno, Patrícia Melo

25/9

Mônica Meyer

Buriti, João Guimarães Rosa

30/10

Thiago Lenine

Uma mulher como as outras, Afrânio Coutinho

27/11

Francisco Coutinho

O Idiota, Fiodor Dostoievski