< ir para página inicial

Evento interacional

Autor: Maria Lúcia Castanheira,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE,

Evento interacional é um conceito analítico usado no exame do modo de construção da vida de um grupo social por meio da interação, verbal e não verbal, entre seus participantes, ao longo do tempo. O reconhecimento de que a vida social é produzida por meio da contínua interação entre participantes em situações comunicativas sustenta o interesse em se examinar como tais situações são construídas, momento a momento, pelos seus participantes e pela análise das consequências que tais construções têm para a vida de indivíduos e/ou grupos sociais a que pertencem. A identificação de eventos interacionais é feita por meio de uma análise retrospectiva das ações dos participantes de um grupo em determinado período de tempo (por exemplo, durante uma aula, um encontro em família, uma reunião pedagógica) e favorece a análise de como esses participantes compreenderam e contribuíram para a construção das situações comunicativas de que tomavam parte.

Nessas situações, as pessoas falam, gesticulam, reorganizam o espaço que estão utilizando, aproximam-se e distanciam-se, orientam-se para determinada pessoa ou grupo presente no ambiente. Nesse processo, elas utilizam os conhecimentos adquiridos por meio da participação prévia em outras situações comunicativas para tomar decisões, fazer escolhas sobre o que e como falar, ou como se comportar. Além disso, nesse processo interpretativo, as pessoas atribuem significados àquilo que fazem, aos materiais e bens culturais que utilizam, (re)constroem identidades, negociam valores associados ao lugar social que ocupam na rede de relações estabelecidas em determinado contexto. O estudo relacionado à ocorrência desses processos na escola pode nos ajudar a compreender a quais recursos e conhecimentos os alunos podem ter acesso na escola, quais formas de participação social podem experimentar e,  portanto, o que e como podem aprender nessa instituição.

Ao examinar o cotidiano de uma sala de aula, por exemplo, o analista toma elementos linguísticos e paralinguísticos como referências para identificação e delimitação dos eventos interacionais que constituem a situação comunicativa analisada. Entre esses elementos, temos o que foi dito, por quem, para quem, quando e onde, além da mudança de tema conversacional e da organização espacial do grupo (foco de análise da área da proxêmica).  A ênfase analítica passa a ser, então, o que falam e como agem as pessoas em uma situação comunicativa, para que sejam identificados momentos de transição ou de mudança em tal situação, que são demarcados pelos elementos linguísticos e paralinguísticos da interação observada. Por exemplo, quando identificamos mudanças coordenadas sobre o objeto das conversas entre  professor e alunos (estão fazendo a chamada? estão falando sobre o fim de semana? o professor explica como desenvolver uma atividade?), como estão organizados (o professor fala para toda a turma? os alunos conversam em grupo? dois alunos conversam entre si? um aluno fala para toda a turma?), nos materiais que estão sendo utilizados (onde estão escrevendo ou o que estão lendo?

Em uma sala de aula, eventos interacionais acontecem simultaneamente: enquanto o professor se dirige à turma, dois alunos podem estar conversando ou fazendo sinais um para o outro, combinando de jogar bola no recreio. No contexto de anos iniciais de escolarização e em turmas de alfabetização, esses eventos adquirem contornos complexos especiais, tendo em vista a inserção inicial das crianças na cultura escolar, a diversidade de seus contextos culturais e experiências prévias, o potencial lúdico inerente à faixa etária, a natureza das relações pedagógicas com um(a) professor(a)-referência, o projeto pedagógico peculiar e a organização curricular diferenciada. A identificação de eventos interacionais dependerá do interesse e da relevância daquilo que se observa para a compreensão da problemática estudada e de possíveis inferências para as práticas pedagógicas.

Verbetes associados: Interação, Práticas e eventos de letramento , Situação comunicativa

Referências bibliográficas:
CASTANHEIRA, M. L. Aprendizagem contextualizada: discurso e inclusão na sala de aula. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004.
KOCH, I. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007
MARINHO, M.; CARVALHO, G. T.(orgs.). Cultura Escrita e Letramento, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.