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Hipertexto

Autor: Ana Elisa Ribeiro,

Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG / Departamento de Linguagem e Tecnologia,

Um hipertexto é definido, mais comumente, na atualidade, e de forma muito simplificada, como o texto em ambiente digital. Do modo como vem sendo apresentado na internet, e mesmo em ambientes off-line, o hipertexto é construído de maneira que algumas de suas partes ou palavras sejam ligações com outros textos, isto é, com a indicação de links. Essa característica tem sido entendida como a não linearidade do texto on-line ou sua multilinearidade, já que, em tese, o leitor poderia escolher os links e trilhas que desejasse acessar. O hipertexto teria, então, necessariamente, natureza digital, somente existindo em ambientes como os computadores e o ciberespaço, ambiente virtual no qual os textos verbais e não verbais circulam.

No entanto, textos não lineares ou multilineares, que propiciam ao leitor trilhas de leitura opcionais ou de ordem variável, existem muito antes dos computadores. Enciclopédias e dicionários costumam ser apontados como exemplos de hipertextos impressos, isto é, em tecnologias analógicas, e há vários desses exemplares em programas dirigidos a crianças, desde a alfabetização. No caso digital, os links podem estar marcados em palavras, ícones, imagens, frases ou em elementos da página que o leitor acessa. Tanto esse texto eletrônico precisa ser planejado de forma a incorporar esses elementos quanto o leitor precisa estabelecer uma nova relação com o hipertexto, ao menos no sentido de como navegá-lo, acessá-lo ou compreender sua composição ou topologia. Podemos dizer que hipertextos digitais estão disponíveis para crianças bem pequenas, desde os jogos que elas acessam pela internet, que exigem que escolham palavras-chave para entrar e continuar no jogo, até os sites de literatura e quadrinhos a ela dirigidos, pois todos eles usam o recurso de marcar palavras a serem clicadas para que a criança possa realizar uma ação.

A existência do “digital” vem provocando discussões sobre as transformações da leitura, da escrita, e mesmo dos gêneros textuais e da língua na web. Esse tipo de debate traz implicações evidentes para o ensino e a formação de leitores e de produtores de textos. Muitas escolas vêm conduzindo essa discussão desde a escolarização inicial, introduzindo o hipertexto e vários gêneros digitais entre seus temas, já que as comunicações diárias de todos têm sido feitas, em grande medida, por meio do computador. Além disso, políticas públicas para a educação vêm incluindo questões de acesso e leitura em ambiente digital entre suas prioridades. Definir o hipertexto é apenas uma parte da tentativa de compreendê-lo e passar, então, a ensiná-lo.


Verbetes associados: Alfabetização digital, Letramento, Letramento digital, Multimodalidade, Tecnologia digital


Referências bibliográficas:
COSCARELLI, C. V. (Org.). Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. (Coleção TRANS).
MARCUSCHI, L. A. O hipertexto como um novo espaço de escrita na sala de aula. Linguagem & Ensino, v.4, n.1, 2001, p. 79-111.

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