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Livro didático de alfabetização

Autor: Ceris Salete Ribas da Silva,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE,

O livro didático de alfabetização é um material didático impresso, organizado segundo determinada proposta pedagógica, uma progressão claramente definida e uma forma didática adequada às habilidades cognitivas próprias ao ensino e à aprendizagem dos processos de alfabetização e letramento, conhecimentos que se inserem na disciplina curricular de Língua Portuguesa.

         Desde 2010, em decorrência da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos em todo o país e, consequentemente, da reorganização dos primeiros anos de escolarização em Ciclos de Alfabetização com a duração de três anos, o Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) determinou que os livros de alfabetização passassem a ser organizados em novo formato de coleções compostas por três volumes. As coleções aprovadas apresentam como objetivos centrais do ensino da língua escrita a inserção e a convivência da criança com o mundo da escrita, ampliando e diversificando progressivamente o seu letramento e o domínio, já nos dois ou três primeiros anos, da escrita alfabética. Para alcançar tais objetivos, respeitadas as eventuais diferenças de ênfase e de princípios pedagógicos adotados para a sua organização, as coleções apresentam propostas pedagógicas para cada um dos eixos de ensino-aprendizagem (leitura, produção de textos, aquisição do sistema da escrita, linguagem oral) nos três anos propostos para o ciclo de alfabetização. 

         Os livros didáticos de alfabetização procuram também dar uma orientação detalhada aos docentes, por meio da apresentação do Manual do Professor, que se constitui como um instrumento capaz de subsidiar adequadamente o uso da coleção adotada pela escola, tanto para o trabalho em sala de aula quanto na orientação para o estudo autônomo por parte do aluno. O Manual explicita a sua proposta pedagógica e descreve de forma objetiva a organização dos livros, inclusive no que diz respeito aos objetivos a serem atingidos nas atividades propostas, articulando e ampliando as formas de encaminhamento didático, além de subsidiar a avaliação dos resultados de ensino.  Apesar desses avanços qualitativos, cabe ao docente considerar que o papel ideal do livro didático é o de ser apenas um apoio ao seu trabalho, e não um roteiro rígido, lançando mão dos textos e das atividades propostas como uma facilitação de seu trabalho e complementando áreas e projetos que se revelem insuficientes.

            Em síntese, o conjunto das coleções de alfabetização não só contribui para promover o processo inicial de aquisição da escrita alfabética, como também traça um painel representativo da cultura escrita, o que possibilita ao aluno ter experiências significativas de leitura. Além disso, amplia as possibilidades reflexivas dos alfabetizadores, no sentido de torná-los mais críticos em relação às escolhas de materiais didáticos para seu trabalho em sala de aula.


Verbetes associados: Alfabetização, Ciclo de alfabetização, Cultura escrita, Leitura , Letramento, Livro didático de Língua Portuguesa, Oralidade


Referências bibliográficas:
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pró-letramento. O livro didático em sala de aula: algumas reflexões. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL, Ministério da Educação. Guia do Livro Didático/PNLD 2013. Brasília: MEC, 2013.

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