< ir para página inicial

Livro didático de Língua Portuguesa

Autor: Clecio Bunzen,

Instituição: Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP / Departamento de Educação,

O livro didático de Língua Portuguesa constitui-se como um material que foi pensado intencionalmente para o uso em situações escolares coletivas (nas salas de aula) ou individuais (em casa). Ou seja, sua principal função social é colaborar para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem formal e sistematizado da Língua Portuguesa. Seus principais interlocutores – professores e alunos – encontram, em suas sucessivas páginas impressas, uma forma especial de disponibilização e de circulação de objetos do conhecimento que se vinculam à disciplina escolar “Português” ou “Língua Portuguesa” – também já denominada de “Comunicação & Expressão”.

Até a década de 1950, os materiais didáticos impressos mais comuns entre os professores de língua para o ensino da leitura/escrita, das regras gramaticais e da literatura eram: cartilhas, livros de leitura, gramáticas e antologias. Surge, então, entre os anos 1950 e 1960, no contexto brasileiro, um “novo” tipo de material didático, que retoma características dos materiais anteriores, mas propõe um novo funcionamento e uma nova organização. Sua principal característica era fazer conviver no mesmo impresso uma coletânea de textos para o ensino da leitura e os conteúdos gramaticais, assim como atividades de “composição”, “redação”.

Os primeiros livros didáticos de Português traziam essas divisões bem demarcadas (por exemplo, na primeira metade, a gramática e, na segunda, uma antologia de textos escolhidos), mas, ao longo do tempo, observa-se uma maior integração entre os eixos e objetos de ensino na organização gráfica e pedagógica dos livros. A coletânea de textos, as propostas de escrita e a gramática são fundidas com um conjunto de imagens, instruções de atividades (observar, ler, responder questionários, produzir, falar etc.) e explicações didáticas (resumos, esquemas, exemplos), geralmente dirigidas diretamente aos alunos.

Assim, o livro didático de Língua Portuguesa não apenas apresenta os objetos de ensino e as atividades, mas os organiza em lições, unidades, capítulos, em função do tempo escolar (bimestre, semestre) e de uma possível progressão das escolhas curriculares, que leva em consideração os interlocutores, os diferentes níveis de ensino e, mais recentemente, os critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Sua concepção e elaboração é fruto de um trabalho coletivo, pois envolve a produção de textos verbo-visuais (capas, explicações, instruções, ilustrações, infográficos), a seleção de temáticas e de objetos do conhecimento, em um processo dinâmico e complexo de elaboração didática. Nesse sentido, diversos agentes (escritores, editores, ilustradores, diagramadores, designer gráficos, críticos, assessores, revisores) se engajam para construir projetos didáticos que têm como principais objetivos ampliar as capacidades de leitura, escrita, e de oralidade, assim como fornecer subsídios para um trabalho com análise e reflexão sobre os usos da língua e da linguagem.

Verbetes associados: Cartilhas e materiais para aprender a ler, Ensino de Língua Portuguesa, Livro didático de alfabetização

Referências bibliográficas:
BATISTA, A. A. G. O conceito de “livros didáticos”. In: BATISTA, A. A.; GALVÃO A. M. O. (Orgs.). Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história. São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 41-75.
BUNZEN, C.; ROJO, R. Livro didático de Língua Portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo. In: COSTA VAL, M. G.; MARCUSCHI, B. (orgs.). Livros didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 73-118.
MORAIS, A. G. et al. O Livro Didático em sala de aula: algumas reflexões. In: Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
ROJO, R. O livro didático de Língua Portuguesa: modos de usar, modos de escolher. In: O livro didático em questão. Boletim do Salto para o Futuro, TV Escola, 2006. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/161240LivroDidatico.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2014.