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Livros digitais para crianças

Autor: Cristina Correro,

Instituição: Universidade Autònoma de Barcelona; Grupo de Pesquisa de Literatura Infantil-GRETEL,

Os livros digitais para crianças são obras de extensão variável que podem ser acessadas através de vários dispositivos eletrônicos, como computadores, e-readers, tablets ou smartfones. Em geral, são obras híbridas, multimodais e multissensoriais que podem apresentar: texto, imagens, sons, e também a possibilidade de interação do leitor, aumentando, assim, a sua motivação e criatividade. Atualmente, os livros digitais mais disponibilizados para crianças são os apps (do inglês Application Software).

A qualidade desses livros será determinada, em primeiro lugar, pela história apresentada (texto, ilustrações, voz in off, movimentos, sons, música...). Em segundo lugar, pelo uso do dispositivo e pelas possibilidades pedagógicas que oferecem (gravação, dramatização, ampliação do horizonte de leituras, etc.). Em terceiro lugar, pelo tipo de interatividade que promovem, tentando evitar a dispersão e distração do leitor. E, finalmente, por meio do papel essencial do mediador e das atividades literárias que ele propõe às crianças. As obras digitais de qualidade podem promover e ampliar experiências estéticas e fundamentos essenciais para a educação literária, propiciando uma compreensão profunda de textos multimodais – a aquisição e o aperfeiçoamento das suas linguagens e das estratégias de comunicação que utilizam. Podem também oferecer novos modelos de literatura, que incentivem a criatividade das crianças pequenas.

As principais vantagens desses livros são: o preço, o peso, a fácil atualização de conteúdos, as aprendizagens e experiências de alfabetização que podem favorecer. No entanto, no estado embrionário em que se encontra esse tipo de literatura, são observadas as seguintes limitações: a atual falta de livros de qualidade e a sua precária acessibilidade. Torna-se, assim, fundamental a discussão sobre o acesso a todos os dispositivos necessários; sobre o monopólio que algumas empresas e países estão exercendo nesse novo universo; e sobre a falta de melhoria em setores como tradução e armazenamento de obras. Em todo caso, os livros digitais devem estar nas bibliotecas escolares, tal como os livros em papel, com a finalidade de alfabetizar digitalmente e garantir a inclusão social das crianças do novo milênio.


Verbetes associados: Gêneros literários para crianças, Hipertexto, Letramento digital, Literatura digital para crianças, Literatura infantil, Mediação literária na Educação Infantil, Multimodalidade, Textos multimodais


Referências bibliográficas:
KIRCHOF, E. R. Uma obra à procura de autor: poesia eletrônica para crianças. Tigre Albino – Revista de poesia infantil, v. 4, n. 1, 2010.
TURRIÓN, C. Multimedia book apps in a contemporary culture: commerce and innovation, continuity and rupture. Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, v. 5, 2014. Disponível em: http://www.childlitaesthetics.net/index.php/blft/article/view/24426.
YOKOTA, J.; Teale, W. H. Picture Books & the Digital World: Educators Making Informed Choices. Disponível em: https://nl.academia.edu/JunkoYokota/Papers.

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