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Progressão temática

Autor: Maria Augusta Reinaldo,

Instituição: Universidade Federal de Campina Grande-UFCG,

A progressão temática é um procedimento utilizado pelos enunciadores para dar sequência a seus textos, orais ou escritos. Ela consiste em fazer o texto avançar apresentando informações novas sobre aquilo de que se fala, que é o tema.

Um requisito para a construção do texto, conhecido por todos os falantes, é que ele tenha unidade temática (mantenha ‘o fio da meada’), e, ao mesmo tempo, apresente informações novas sobre o tema. Um texto sobre gripe, por exemplo, não pode mudar de tema aleatoriamente e passar a tratar de furacão ou telefone celular. Mas, para ser aceito como texto, precisa falar de diferentes aspectos da gripe: o que é, que riscos traz para o doente, quais são os meios de contágio, o que se deve fazer para evitá-la, qual é o tratamento, etc. Assim, do ponto de vista funcional, a organização e hierarquização das unidades semânticas do texto se concretizam por meio de dois eixos de informação, denominados tema (tópico) e rema (comentário). Considera-se como tema do enunciado o que se toma como base da comunicação, aquilo de que se fala, e como rema aquilo que se diz sobre o tema. De modo geral, o tema é uma informação dada, já apresentada ao ouvinte ou leitor, ou que pode ser facilmente inferida, depreendida por ele, a partir do contexto ou do próprio texto. O rema apresenta informação nova que é introduzida no texto.

O texto progride pela articulação entre esses eixos de informação. É possível que mantenha um tema único e apresente sobre ele vários remas, várias informações novas. Mas é possível, também, que o tema ou tópico principal se desdobre em subtemas ou subtópicos, fazendo o texto avançar.

Pode-se pensar a progressão temática no plano global do texto – qual é o tema geral, como ele se desdobra em partes ou parágrafos, de que aspecto trata cada um deles, introduzindo ou não novos subtemas. Mas pode-se também apreender a progressão temática no modo como os temas e remas se encadeiam em frases que se sucedem no texto. Por exemplo, quando o tema de uma frase passa a ser o rema da frase seguinte e o rema desta passa a ser o tema da seguinte, tem-se a progressão temática linear, como acontece no trecho: Coelho lembra Páscoa. Páscoa lembra chocolate (Páscoa, que faz parte do rema na primeira frase, passa a ser o tema da segunda). Quando um mesmo tema é mantido em frases sucessivas do texto, tem-se a progressão temática com tema constante, como na sequência: Os peixes-bois são os únicos mamíferos aquáticos herbívoros. Eles vivem em águas rasas nas regiões subtropicais e estão ameaçados de extinção. O tema dessa passagem é os peixes-bois, que é retomado pelo pronome eles e por uma elipse na terceira oração: [eles, os peixes-bois] estão ameaçados de extinção.

Essas formas de progressão aparecem, em geral, combinadas entre si e articuladas com os  procedimentos de manutenção do tema do texto. A manutenção e a progressão do tema são requisitos indispensáveis para a coesão e para a coerência textual. Na prática pedagógica, devem ser trabalhados tanto em textos bem-construídos, que servem de referência para o aluno, quanto em textos problemáticos em termos de progressão temática, situação em que devem ser apontadas alternativas para sua adequação. Essa prática contribui para o desenvolvimento da competência textual e comunicativa do aluno.


Verbetes associados: Coerência textual, Coesão textual, Competência comunicativa, Texto,


Referências bibliográficas:
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.
KOCH, I. V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011.

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