A leitura de palavras por crianças com dificuldade de aprendizagem


     

Pesquisas • Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 11:14:00

Título: A leitura de palavras por crianças com dificuldade de aprendizagem nas escolas municipais de Belo Horizonte

Coordenadora: Sara Mourão Monteiro


Resumo: O conhecimento aprofundado das correspondências grafema-fonema garante a fluência e a compreensão na leitura. Entretanto, muitas crianças apresentam dificuldade no processo de mapeamento automático da escrita das palavras e de sua pronúncia. Esta pesquisa examinou as estratégias de reconhecimento de palavras escritas manifestadas por crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização a partir de um teste de leitura controlado por critérios linguísticos relacionados às propriedades das palavras. Concluiu-se que a dificuldade das crianças está relacionada ao pouco conhecimento das regras de correspondências letra-som e a dificuldade do mecanismo de decodificação na análise de estruturas silábicas não canônicas. A pesquisa foi iniciada em 2011 e finalizada em 2012.


Financiamento: não possui

Palavras-chave: Alfabetização, aprendizagem inicial da leitura, leitura de palavras