Imagens e textos verbais em livros de Literatura Infantil

Pesquisa ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 29 de Agosto de 2017, 15:55:00

Título: Imagens e textos verbais em livros de Literatura Infantil

Coordenadora: Celia AbicalilBelmiro

Resumo:¬†O projeto que ora se apresenta se insere como sub-projeto do Grupo de Pesquisa em Letramento Liter√°rio e pretende aprofundar as investiga√ß√Ķes sobre o material do banco de dados do GPELL. O estudo privilegia um vi√©s qualitativo, a partir de um olhar transversal sobre as rela√ß√Ķes entre as imagens e palavras em ambientes escolares, tomando como foco de an√°lise os livros de literatura infantil. Dessa forma, a concep√ß√£o de linguagem n√£o s√≥ √© posta no centro das interroga√ß√Ķes, como tamb√©m facilita maior di√°logo com √°reas que se aproximam, como a literatura e as artes pl√°sticas, no campo da educa√ß√£o. Pode-se afirmar, consequentemente, que o trabalho de forma√ß√£o do aluno e de forma√ß√£o profissional dos professores deve passar por um sentido mais amplo em que o tratamento est√©tico seja o elo formador.