Pesquisa • Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017, 12:38:00

Título: Catecismos escolares: a produção e circulação desses impressos católicos na primeira metade do século XX

Coordenadora: Maria José Francisco de Souza

Resumo: A pesquisa analisa, de forma comparativa, dois catecismos católicos produzidos para serem utilizados na catequese em escolas na primeira metade do século XX: o Primeiro Catecismo da doutrina cristã, de autoria do Frei Francisco OFM; e o Catecismo Escolar e Popular, de autoria do Prof. Padre Spirago. No contexto de indagações acerca da cultura material escolar, especialmente, na primeira metade do século XX, sobre os materiais utilizados para o ensino de leitura e escrita, sobre instrumentos e suportes para o ensino da escrita, busca-se apreender o ciclo de vida desses dois catecismos escolares, seu circuito de comunicação como requisito para uma melhor compreensão da história do livro e, também, da história da leitura. Desse modo, pretende-se analisar além da materialidade, as editoras/tipografias, autoria e conteúdo desses catecismos, a fim de apreender filiação a métodos de ensino, o perfil de leigo esperado/indicado em cada catecismo e a formação que se pretendia realizar. E, por fim, pretende-se, buscar indícios da circulação desses impressos a fim de melhor compreender o circuito de produção e circulação desses materiais.

Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.