O uso de tecnologias digitais e Internet na prática pedagógica de professores da Educação Infantil para a inserção de crianças na cultura escri


     

Pesquisa ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 29 de Agosto de 2017, 16:16:00

Título: O uso de tecnologias digitais e Internet na prática pedagógica de professores da Educação Infantil para a inserção de crianças na cultura escrita

Coordenadora: M√īnica Daisy Vieira Ara√ļjo

Resumo: O projeto busca promover a reflex√£o sobre as contribui√ß√Ķes que o uso das tecnologias digitais e a Internet podem trazer para a pr√°tica pedag√≥gica de professores da segunda etapa da Educa√ß√£o Infantil para a inser√ß√£o de crian√ßas na cultura escrita. Por ser uma pesquisa do tipo a√ß√£o realizaremos debates quinzenas na escola com o intuito de desenvolver conhecimentos sobre como utilizar os suportes digitais como recurso para a apropria√ß√£o da cultura escrita pelas crian√ßas.¬† Em coopera√ß√£o com as professoras planejaremos as atividades desenvolvidas no laborat√≥rio e realizaremos, tamb√©m, entrevistas ap√≥s as aulas ministradas no laborat√≥rio de inform√°tica, com o intuito de coletarmos as impress√Ķes, desafios e avan√ßos alcan√ßados pelos professores, bem como filmagens das aulas. Ao final da pesquisa, produziremos um repert√≥rio de pr√°ticas exitosas que poder√° ser utilizado por outros professores da segunda etapa da Educa√ß√£o Infantil no pa√≠s. Este projeto faz parte das pesquisas desenvolvidas pelo N√ļcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED/CEALE/FAE/UFMG.

Financiamento: PRPQ/UFMG