Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental


     

Pesquisa ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 29 de Agosto de 2017, 16:18:00

Título: Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental: um estudo de caso longitudinal

Coordenadora:  Profa. Daniela Montuani

Resumo:¬†Esta pesquisainiciou-se no primeiro semestre de 2017 e busca analisar a hist√≥ria de ensino que comp√Ķe as viv√™ncias de aprendizagem de uma mesma turma desde o √ļltimo ano da educa√ß√£o infantil at√© a conclus√£o do 1o ciclo de ensino fundamental, em uma rede municipal de ensino (Lagoa Santa/MG) que¬† sistematicamente trabalha capacidades de alfabetiza√ß√£o desde a educa√ß√£o infantil.Por meio de observa√ß√£o semanal das aulas, an√°lise dos planejamentos docentes, atividades e diagn√≥sticos realizados tem-se como objetivo descrever e analisar as estrat√©gias docentes¬† para o trabalho com as capacidades de alfabetiza√ß√£o e letramento nos diferentes anos investigados, analisar a progress√£o e sistematiza√ß√£o destas capacidades desenvolvidas no decorrer deste per√≠odo e acompanhar o percurso de aprendizagem destes alunos mediante as estrat√©gias utilizadas.

Financiamento: PRPQ/UFMG