Alfabetização de jovens e adultos (PROEF)

Projetos ‚ÄĘ Segunda-feira, 22 de Julho de 2013, 14:24:00

O que √©:¬†O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1¬ļ Segmento, ou PROEF-1, √© um projeto de extens√£o com o prop√≥sito de alfabetizar jovens e adultos, em especial, funcion√°rios da UFMG. As aulas s√£o ministradas por alunos de gradua√ß√£o, supervisionados por, sob a coordena√ß√£o de pesquisadores do Ceale. O projeto incentiva a forma√ß√£o de alunos de gradua√ß√£o e p√≥s-gradua√ß√£o para atuarem e desenvolverem pesquisas na √°rea da alfabetiza√ß√£o de jovens e adultos.

O Ceale √© respons√°vel pela coordena√ß√£o do 1¬ļ segmento do PROEF, que equivale ao ensino do 1¬ļ ao 5¬ļ¬† ano. O PROEF-1 oferece curso presencial com carga hor√°ria de 10 horas semanais e dura√ß√£o m√©dia de dois anos. Atualmente, esse segmento do projeto possui cinco turmas, que funcionam em salas de aula da Faculdade de Educa√ß√£o nos hor√°rios da tarde e noite.

Continuidade

Ap√≥s a conclus√£o do curso, o aluno pode continuar seus estudos no PROEF-2 (6¬ļ ao 9¬ļ ano) e no Projeto de Ensino M√©dio de Jovens e Adultos (PEMJA), coordenados pelo Centro Pedag√≥gico e pelo Col√©gio T√©cnico (COLTEC) da UFMG. Os tr√™s projetos comp√Ķem o Programa de Educa√ß√£o B√°sica de Jovens e Adultos, vinculado ao N√ļcleo de Educa√ß√£o de Jovens e Adultos (NEJA) da UFMG.

Quando começou: 1985

Coordenação: Francisca Izabel Pereira Maciel