Ceale Debate de abril discute desafios e possibilidades de trabalho com alunos autistas na escola

Evento ocorre no dia 23 de abril, na Faculdade de Educação da UFMG

Acontece ‚ÄĘ Quinta-feira, 04 de Abril de 2019, 15:35:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de abril, que abordar√° o tema "O aluno com autismo na escola". A convidada √© a professora da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG Adriana Borges. O evento ocorre no dia 23 de abril (ter√ßa-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

O tema

A palestra do Ceale Debate de abril apresentará uma discussão sobre os desafios e as possibilidades de trabalho com alunos autistas na escola comum. O termo "espectro" aponta para a complexidades destes sujeitos, crianças com características muito diferentes umas das outras. Pretende-se, com o debate, discutir os desafios da escolarização dos alunos, mas apresentar também as possibilidades de atuação do professor. O processo de ensino-aprendizagem destes alunos requer o conhecimento das peculiaridades do modo de funcionamento dessas crianças. Por isso, temas como a linguagem, o comportamento, as dificuldades sensoriais serão abordadas na palestra, além dos aspectos relacionados aos modos de aprender.

Segundo a professora, o diagn√≥stico de autismo tem sido realizado cada vez mais cedo e o n√ļmero de casos tem aumentado em todos os pa√≠ses. ‚ÄúEm pouco tempo, todos os professores ter√£o tido em sua sala de aula, pelo menos um aluno com autismo. A palestra ir√° destacar a import√Ęncia dos professores conhecerem mais sobre o TEA e ocorrer√° exatamente no m√™s de conscientiza√ß√£o do autismo‚ÄĚ, chama aten√ß√£o Adriana.¬†

A palestrante

Adriana Ara√ļjo Pereira Borges √© professora de Pol√≠ticas P√ļbicas de Educa√ß√£o Inclusiva e professora da p√≥s-gradua√ß√£o em Educa√ß√£o: Conhecimento e Inclus√£o Social na Faculdade de Educa√ß√£o (FaE/UFMG) da UFMG. Possui gradua√ß√£o em Psicologia (UFJF), especializa√ß√£o em Filosofia (UFOP), Mestrado em Psicologia (PUC-MG) e Doutorado em Educa√ß√£o (UFMG). √Č l√≠der do Laborat√≥rio de Pol√≠ticas e Pr√°ticas em Educa√ß√£o Especial e Inclus√£o (LaPPEEI/FaE/UFMG) e membro do Centro de Documenta√ß√£o e Pesquisa Helena Antipoff e da Associa√ß√£o Brasileira de Pesquisadores em Educa√ß√£o Especial. Atuou como psic√≥loga em escolas da rede p√ļblica municipal de Arcos (MG) e como t√©cnico de n√≠vel superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urg√™ncia psiqui√°trica do CERSAM Barreiro.¬†

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate23-04-19. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com