Ceale Debate de setembro abordará textos orais poético-musicais na apropriação da linguagem escrita

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018, 19:08:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de setembro, que abordar√° o tema "Textos po√©tico-musicais da tradi√ß√£o oral na apropria√ß√£o da linguagem escrita". A convidada √© a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Liane Castro de Ara√ļjo. O evento ocorre no dia 26 de setembro (quarta-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

Na palestra, a pesquisadora vai explorar os textos po√©tico-musicais da tradi√ß√£o oral ‚Äď parlendas, cantigas, adivinhas, quadrinhas, trava-l√≠nguas ‚Äď como repert√≥rio produtivo para a apropria√ß√£o da l√≠ngua escrita, sem perder seu car√°ter de g√™neros orais perform√°ticos da cultura l√ļdica infantil, cuja fun√ß√£o primordial √© brincar e brincar com a linguagem. Articulando cultura l√ļdica, pr√°ticas de oralidade, letramento e alfabetiza√ß√£o, ser√£o apresentadas situa√ß√Ķes de aprendizagem a partir desses g√™neros, tanto na oralidade quanto em presen√ßa do texto escrito, envolvendo a reflex√£o fonol√≥gica, o reconhecimento de palavras, a consci√™ncia morfol√≥gica e sint√°tica, dentre outros aspectos. Alguns materiais pedag√≥gicos a partir desses g√™neros ser√£o, igualmente, apresentados. No √Ęmbito de uma concep√ß√£o de alfabetiza√ß√£o que investe nos aspectos lingu√≠sticos ‚Äď notacionais e fonol√≥gicos ‚Äď como importante componente da apropria√ß√£o da l√≠ngua escrita na Educa√ß√£o Infantil e no ciclo de alfabetiza√ß√£o, esse repert√≥rio de textos ser√° abordado como contexto privilegiado, significativo e n√£o mec√Ęnico de explora√ß√£o l√ļdica e letrada de diversas unidades da l√≠ngua.

Liane Castro de Ara√ļjo √© professora da Faculdade de Educa√ß√£o da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educa√ß√£o e Linguagem (GELING/FACED/UFBA). Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na Educa√ß√£o Infantil e Ensino Fundamental; cultura l√ļdica infantil, tradi√ß√£o oral e ensino da l√≠ngua; alfabetiza√ß√£o e letramento; produ√ß√£o, revis√£o e reescrita de textos.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate26-09. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com