Formatura Proef-1 2018

Confira como foi a cerimônia das turmas deste ano


     

Acontece • Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018, 12:31:00

 
No último dia 5, ocorreu na Faculdade de Educação a formatura dos alunos de 2018 do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (Proef-1) da UFMG. A cerimônia contou com homenagens, rememorações e música.  
 
Estavam presentes a atual coordenadora do Proef-1 Daniela Montuani, a ex-coordenadora do Proef-1 Francisca Maciel e a coordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG Maria da Conceição Fonseca.
 
A professora Daniela relembrou na cerimônia alguns dos projetos e atividades realizadas pelas turmas de 2018 ao longo do ano, como o “Proef-1: Projeto eu cidadão”, em que os alunos estudaram tópicos como a história do voto, cargos e funções políticas, além de discutir problemas sociais, e o “Proef-1: Biografia”, em que as turmas escreveram uma biografia coletiva de Juscelino Kubitschek.
 
Outro projeto foi a produção escrita coletiva que resultou no livro “Esperançar”, produzido pelos alunos. Assista no vídeo a seguir a algumas das produções, lidas pelos próprios estudantes:
 

 
Alfabetização de jovens e adultos
 
O Proef-1 é voltado às pessoas que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola e corresponde aos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental (1º a 5º ano).  O curso é dividido em Turmas de Alfabetização, para quem não sabe ler e escrever, e Turmas de Consolidação, para consolidar a leitura e a escrita.