IV Congresso Brasileiro de Alfabetiza√ß√£o abre inscri√ß√Ķes

Evento ocorrer√° em agosto, na Universidade Federal de Minas Gerais

Acontece ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 12 de Mar√ßo de 2019, 16:31:00

As inscri√ß√Ķes para o IV Congresso Brasileiro de Alfabetiza√ß√£o (IV CONBAlf), organizado pela Associa√ß√£o Brasileira de Alfabetiza√ß√£o (ABAlf), est√£o abertas. O evento ocorre nos dias 8, 9 e 10 de agosto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG).

Com o tema ‚ÄúQual alfabetiza√ß√£o para qual tempo‚ÄĚ, o IV CONBAlf pretende, a partir desta pergunta e das problematiza√ß√Ķes dela decorrentes, propor debates que considerem que as finalidades da alfabetiza√ß√£o, as expectativas sobre seus efeitos e os usos dela decorrentes mudam com o tempo.

Quais as contribui√ß√Ķes das pesquisas sobre apropria√ß√£o da escrita? Quais s√£o ainda os nossos desafios nesse campo? Que usos e novos fen√īmenos da cultura escrita s√£o pr√≥prios de cada tempo? Quais s√£o as linguagens, quais formas de funcionamento, quais s√£o os suportes da escrita na sociedade contempor√Ęnea? S√£o algumas das perguntas que guiam a programa√ß√£o do Congresso.

Al√©m das inscri√ß√Ķes como ouvinte, est√£o abertas as submiss√Ķes de trabalhos at√© o dia 15 de maio. As modalidades s√£o Comunica√ß√£o de Pesquisa e Relato de Experi√™ncia e os grupos tem√°ticos para as submiss√Ķes s√£o: Alfabetiza√ß√£o e pol√≠ticas p√ļblicas; Alfabetiza√ß√£o e hist√≥ria; Alfabetiza√ß√£o, diversidades e inclus√£o; Alfabetiza√ß√£o e inf√Ęncia; Alfabetiza√ß√£o e educa√ß√£o de jovens, adultos e idosos; Alfabetiza√ß√£o, cultura escrita e outras linguagens; Alfabetiza√ß√£o e forma√ß√£o de professores; e Alfabetiza√ß√£o e modos de aprender e de ensinar.

A programa√ß√£o do evento ser√° composta por mesas e confer√™ncias com professores e pesquisadores do Brasil e de outros pa√≠ses, apresenta√ß√Ķes de trabalhos e assembleia da ABAlf.

Para mais informa√ß√Ķes e inscri√ß√Ķes, acesse o site do evento: https://ivconbalf.vpeventos.com/#/