Letra A discute em reportagem principal Política Nacional de Alfabetização

Edição 53 do jornal também aborda alfabetização bilíngue de crianças surdas, mediação de leitura literária e livros informativos


     

Letra A ‚ÄĘ Ter√ßa-feira, 18 de Agosto de 2020, 13:56:00

 
A Pol√≠tica Nacional de Alfabetiza√ß√£o (PNA) foi institu√≠da no ano passado pelo atual governo com celebra√ß√£o, sendo considerada pelos representantes do MEC "um marco na educa√ß√£o brasileira". No entanto, a PNA vem sofrendo cr√≠ticas de diversos setores desde seu lan√ßamento, que apontam que a proposta da PNA ignorou e descartou todo o trabalho realizado e todo o conhecimento constru√≠do no Brasil sobre alfabetiza√ß√£o nas √ļltimas d√©cadas.
 
Discutimos ent√£o com pesquisadores da educa√ß√£o e com professoras alfabetizadoras nesta edi√ß√£o os principais pontos de cr√≠tica sobre a pol√≠tica de alfabetiza√ß√£o do governo e se a PNA de alguma forma contempla os problemas e desafios atuais da alfabetiza√ß√£o no pa√≠s. Para os editores pedag√≥gicos do Letra A, "as discuss√Ķes sobre a Pol√≠tica Nacional de Alfabetiza√ß√£o, apresentadas neste n√ļmero, mostram que alfabetiza√ß√£o n√£o se faz sem redu√ß√£o das desigualdades, sem investimento na educa√ß√£o, sem diversidade de enfrentamentos metodol√≥gicos e desconsiderando a diversidade de contextos. Alfabetiza√ß√£o tamb√©m n√£o se faz com o apagamento de sua hist√≥ria e do ac√ļmulo de conhecimentos de tantos pesquisadores, gestores e professores. A alfabetiza√ß√£o no Brasil caminha, mas seus problemas t√™m que ser enfrentados em sua complexidade e com a continuidade de pol√≠ticas de Estado."
 
Acesse todas as reportagens do Letra A 53 nos links a seguir:
 
 
EM DESTAQUE 
 
 
ENTREVISTA
 
 
TROCA DE IDEIAS
 
 
DICION√ĀRIO DA ALFABETIZA√á√ÉO
 
 
M√öLTIPLA ESCOLA
 
 
O TEMA √Č
 
 
AULA EXTRA
 
 
EM FORMAÇÃO
 
 
LIVRO NA RODA
 
 
CR√ĒNICA
 
 
CLASSIFICADOS
 
 
EDITORIAL